blog

Intoxicação por plantas em pets

26 Nov 2019 - Saúde

Você sabia que diversas plantas que causam quadros graves de intoxicação em cães e gatos são frequentemente encontradas em nossas casas?

Como os sinais de intoxicação por plantas se assemelham aos causados por outros agentes, como os infecciosos, parasitários ou mesmo outros tipos de intoxicação, diagnosticar esses quadros pode ser difícil.

Um rigoroso exame físico associado a exames complementares, como o ultrassom abdominal, são ferramentas importantes na busca pela causa dos sinais clínicos. Entretanto, a falta de informação em relação a quais plantas podem intoxicar o pet pode comprometer a anamnese, podendo atrasar o diagnóstico e colocar a vida do paciente em risco.

Para ajudá-lo a informar seus clientes, preparamos uma lista com algumas das plantas tóxicas comumente encontradas nos lares brasileiros, com links para facilitar a identificação de cada uma delas. Confira a seguir!

Conheça as plantas que causam intoxicação

 

Amarílis

Azaléa

Chapéu de Napoleão

Comigo-ninguém-pode

Copo de leite

Costela de Adão

Dedaleira

Espirradeira (Oleandro)

Filodendro (Imbé)

Íris

Lírio

Maconha

Mamona

Narciso

Oficial de sala

Olho de cabra

Orelha de elefante

Pinhão manso

Poinsétia (Bico de papagaio)

Rododendro

Saia branca (Trombeteira, Cartucheira)

Samambaia

Tabaco (folhas de tabaco ou cigarros e charutos)

Tulipa

 

Conhece alguma planta tóxica que não está nessa lista? Conte pra gente na área dos comentários, e não deixe de compartilhar esse post com seus amigos e clientes para ajudá-los a proteger seus pets!

Fonte: Toxicologia Aplicada à Medicina Veterinária (Helenice de Souza Spinoza, Silvana Lima Górniak e João Palermo-Neto; Editora Manole)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *