Cada vez mais, os consumidores buscam produtos e serviços especializados para os seus animais de estimação, sempre valorizando a qualidade e eficiência.  Em meio à concorrência desse mercado, é preciso definir ações que criem um diferencial competitivo para o seu pet shop. Nesse cenário, o programa de fidelidade pode ser uma boa opção.

O programa de fidelidade é uma ação de marketing que tem o poder de agregar valor à sua marca e criar um relacionamento mais íntimo com o seu cliente.

Geralmente, esse tipo de ação oferece benefícios aos consumidores mais assíduos, com o objetivo final de conquistar e fidelizar até mesmo as pessoas mais difíceis.  

Mas, afinal, será que vale a pena investir nesse tipo de ação? Pensando nisso, listamos as principais vantagens que um programa de fidelidade pode proporcionar para o seu pet shop. Continue a leitura!

Cria um diferencial competitivo

De acordo com dados da Abinpet, Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o Mercado Pet nacional faturou R$18 bilhões em 2015.

De fato, esse é um setor que não para de crescer e oferecer boas oportunidades. Porém, ele é também um mercado bastante competitivo, no qual não é possível ficar estagnado.

Para se destacar, o seu pet shop precisa de um diferencial competitivo, algo que o coloque em uma posição de vantagem em relação aos seus concorrentes.

Quando um cliente participa de um programa de fidelidade, passa a se sentir parte integrante daquele negócio, como se fizesse parte de um clube restrito. Aliás, é essa a sensação que deve ser transmitida.

Com a percepção de que tem vantagens e exclusividade ao consumir os seus produtos e serviços, o cliente ficará menos sensível às investidas e esforços da concorrência.

Estimula a experimentação

Provavelmente, o seu pet shop oferece produtos que ainda são desconhecidos pelos clientes. O programa de fidelidade é uma excelente forma de estimular a experimentação e alavancar a venda ou contratação desses produtos ou serviços.

Vamos pensar em um exemplo prático? Suponhamos que o seu pet shop esteja oferecendo um novo serviço de banho e tosa. Como se trata de algo novo, ainda não existe procura por esse tipo de atendimento.

Para solucionar esse problema, os clientes cadastrados no programa de fidelidade que fizerem compras acima de R$200,00, por exemplo, terão um desconto de 50% no banho e tosa. Assim, você estimula a experimentação e pode conquistar novos clientes em outras áreas de atendimento.

Proporciona um novo relacionamento entre o cliente e a marca

Os programas de fidelidade costumam aproximar o consumidor e a marca. Essa interação proporciona inúmeros benefícios. Além de fidelizar, a empresa passa a conhecer melhor o cliente, suas dúvidas, problemas, dores e desejos.

Assim, é possível oferecer produtos e serviços personalizados, que atendam perfeitamente às suas necessidades.

Esse tipo de relacionamento requer alguns esforços e leva certo tempo para ser construído, mas pode, de fato, otimizar as suas vendas, aumentando o ticket médio do cliente.

Fidelizar um cliente conhecido é mais barato do que conquistar um novo

Como dizia Philip Kotler, famoso consultor de marketing, “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. De fato, muitas empresas têm a percepção de que, se investirem pesado em propaganda e mídia paga, terão a garantia de loja cheia.

Porém, é preciso também medir o valor desses clientes. Um cliente fidelizado, que frequenta o seu pet shop mensalmente e costuma ter um bom ticket médio, é mais valioso do que um cliente que entrou na loja e fez compras uma única vez, correto?

É exatamente esse tipo de pensamento que devemos ter em mente ao realizar ações de fidelidade. Identificar e analisar quais são os clientes valiosos para o seu comércio, cadastrá-los e oferecer benefícios relacionados à sua empresa. Esse tipo de ação sem dúvida tem uma melhor relação entre custo e benefício.

Além disso, um cliente fidelizado pode se tornar um cliente evangelizador, ou seja, pode ajudar a promover o seu negócio e aumentar o seu volume de vendas através da tradicional propaganda boca a boca. Um cliente satisfeito é o melhor garoto-propaganda que você pode ter, principalmente em tempos de internet e redes sociais.

Como criar um programa de fidelidade para o seu pet shop em 5 passos

Agora que você já conhece os principais motivos para criar um programa de fidelidade, saiba como fazê-lo em 5 etapas.

1. Crie uma base de dados

Para criar um programa de fidelidade que seja, de fato, proveitoso, é preciso conhecer os clientes e organizar todas as informações disponíveis sobre eles. Para isso, você pode investir em um programa de CRM (Customer Relationship Management) ou até mesmo em uma planilha no Excel.

Ter todas as informações que possibilitam o contato com o seu consumidor disponíveis é fundamental.

2. Divulgue

Informe seus clientes sobre o programa de fidelidade e os convide para realizar o cadastro. Isso pode ser feito através de folders, cartazes na loja, e-mail marketing, redes sociais e mensagens no WhatsApp. Use a criatividade!

3. Oficialize

Determine como o programa vai funcionar, quais serão os benefícios oferecidos e como será feita a pontuação. Todas essas informações devem ser muito claras, não apenas para os seus clientes, mas também para os demais funcionários do seu pet shop.

Tenha todas essas informações documentadas e sempre disponíveis.

4. Analise seus clientes valiosos

O programa de fidelidade vai gerar dados importantes sobre o comportamento de consumo dos seus clientes mais valiosos, portanto, aproveite-os!

Analise e procure pensar em ações e serviços que podem ser oferecidos para atender às suas principais necessidades.

5. Faça contato com o cliente

Determine um período (semanal, quinzenal ou mensal) e entre em contato com o seu cliente constantemente. Mostre as principais novidades da loja e coloque-se à disposição.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de criar um programa de fidelidade para o seu pet shop e como montá-lo em passos simples, que tal colocar a mão na massa e iniciar esse tipo de ação na sua empresa? Seus clientes podem ficar bastante impressionados!

Você já trabalha com algum tipo de programa de fidelidade? Conte para a gente na área de comentários!

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