O mundo está mudando e o tempo parece que tem ficado cada vez mais curto, não é mesmo? Saiba que essa percepção não é só sua, mas de grande parcela da população, inclusive seus clientes. A boa notícia é que você pode enxergar isso como uma oportunidade de negócio, já que é possível adaptar os serviços da sua clínica veterinária ou pet shop a essa realidade ao melhorar o atendimento de animais em domicílio, por exemplo.

Além da falta de tempo e da correria do dia a dia, que faz com que as pessoas acabem negligenciando as idas do seu animal de estimação ao veterinário (o que não deveria acontecer!), existem outros fatores que fazem com que o atendimento veterinário em domicílio seja uma grande oportunidade para o seu negócio.

Dentre eles, podemos destacar o fato de que muitos animais sentem medo ou desconforto ao serem levados a uma clínica veterinária ou pet shop, podendo até apresentar comportamentos de agressividade e estresse. E, tendo a possibilidade de atendimento em domicílio, seus tutores acabam escolhendo essa opção.

Há também os animais que estão nos primeiros meses de vida e, por isso, encontram-se mais vulneráveis. Nessa situação, o atendimento veterinário em domicílio também facilita bastante a vida do tutor, que tem receio de sair com o animal antes de ele estar devidamente vacinado e protegido.

E não é apenas o atendimento veterinário que pode ser beneficiado com a modalidade em domicílio, mas os serviços de banho e tosa e a venda de produtos do seu pet shop também.

Muitos tutores se sentem inseguros quanto ao atendimento prestado ao seu bichinho na hora do banho e tosa, e o atendimento em domicílio permite que eles estejam presentes durante os procedimentos, sem que percam tempo no deslocamento entre sua residência e o pet shop. Tudo isso promove um maior conforto para o animal e a tranquilidade de seu responsável.

Quer saber como garantir a excelência do atendimento em domicílio do seu pet shop para conquistar e fidelizar muitos clientes? Confira 6 dicas agora mesmo!

1. Contrate profissionais qualificados

Contratar uma equipe qualificada é a chave para prestar um ótimo atendimento ao seu cliente. Após você ter feito o planejamento de quais tipos de serviços serão oferecidos na modalidade de atendimento em domicílio do seu pet shop, você deve buscar as pessoas ideais para transformar seu projeto em realidade.

Nesse momento, você deve levar em consideração todos os tipos de serviços e tratamentos que podem ser necessários em domicílio, como banho e tosa, acupuntura, fisioterapia, consultas de rotina, venda e entrega de produtos, aplicação de vacinas, etc.

Após definir quais serão os tipos de serviços disponíveis, busque os profissionais mais adequados, levando em conta também o perfil comportamental deles.

É preciso entender que o atendimento em domicílio requer não apenas conhecimento técnico, mas também muita habilidade para lidar com o cliente, pois como ele estará em sua própria casa, a dinâmica do atendimento é diferente.

Escolher profissionais que possuam competências como paciência, boa comunicação e empatia pode ajudar bastante no sucesso do seu negócio!

2. Crie um padrão de atendimento

Nem tudo pode ser feito em um atendimento em domicílio, já que nos casos em que o animal precisa fazer procedimentos cirúrgicos ou algum tratamento que necessita de equipamentos fixos, ele deve ser levado a um local com a infraestrutura necessária.

Por isso, você deve criar um padrão de atendimento específico para os clientes que entram em contato com a sua clínica veterinária ou pet shop em busca de atendimento em domicílio. Primeiro, o profissional deve se certificar de que o animal não está precisando de atendimento de emergência, para que o agendamento da consulta seja realizado.

Se você optar por vender produtos de pet shop com entregas em domicílio também, estude a viabilidade desse serviço e o valor mínimo do pedido, para evitar prejuízos.

3. Invista em treinamentos

Mesmo já tendo as competências e o conhecimento requerido, é importante que sua equipe receba um treinamento específico para o atendimento em domicílio. Essa é uma modalidade em crescimento e, por esse motivo, os profissionais podem ter algumas dúvidas.

Com o padrão de atendimento já estabelecido, o treinamento vai servir para alinhar toda a equipe, de modo que todos trabalhem da mesma forma. Isso ajuda bastante no fortalecimento da marca e na fidelização do cliente, pois mesmo que em uma próxima vez ele seja atendido por outro colaborador, terá o mesmo nível de atendimento.

4. Mantenha os cadastros atualizados

Manter os cadastros dos clientes atualizados também é um diferencial que deve ser adotado por quem busca fidelizar seus consumidores.

Além das informações principais como telefone, endereço e e-mail, acrescentar dados relacionados a cada atendimento realizado facilita os próximos contatos.

Oriente seus colaboradores a colocar todas as observações que acreditam ser relevantes no cadastro do cliente, como o temperamento do animal, o histórico de sintomas apresentados, exames realizados, o perfil do tutor, etc.

Toda vez que forem à residência do cliente, devem checar essas informações no cadastro, para que não façam perguntas repetitivas, demonstrando o quanto realmente se importam com a saúde e bem-estar do animal e a satisfação do seu responsável.

Lembre-se: os detalhes sempre fazem a diferença.

5. Planeje bem a disponibilidade do serviço

Você pode optar por criar janelas de horários para o atendimento veterinário e de banho e tosa e trabalhar com outro serviço de entregas de pedidos dos produtos do pet shop. Isso vai depender dos serviços que você vai oferecer no seu negócio em domicílio e qual a melhor logística para ele.

Faça um planejamento, levando em consideração o seu público, a localização e a realidade local onde sua empresa está inserida. Há bairros e cidades que possuem demanda para atendimentos 24 horas, enquanto outros não.

Fazer um plano de negócios bem detalhado é imprescindível para saber a viabilidade do seu negócio e definir as características dele de maneira assertiva.

6. Desenvolva parcerias de sucesso

Ao atender seu paciente em domicílio, é importante que você ofereça a maior diversidade de serviços possível de forma que seu cliente não tenha que sair de casa. As parcerias são uma boa solução para que seu cliente tenha um maior leque de serviços em domicílio, sem que você tenha que investir grandes quantias em equipamentos portáteis e profissionais de diferentes especialidades.

A Verità Medicina Diagnóstica Veterinária trabalha em parceria com médicos veterinários, clínicas e pet shops realizando em domicílio serviços de medicina diagnóstica para pets.

Tem mais dicas para melhorar o atendimento em domicílio de um pet shop ou clínica veterinária? Já oferece esse tipo de serviço em seu negócio? Conte sua experiência aqui nos comentários e ajude mais profissionais a obterem sucesso!

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