Você sabia que existem dezenas de estratégias de marketing para as clínicas veterinárias aumentarem suas bases de clientes?

Atrair clientes para clínica veterinária pode ser um desafio. Principalmente se você é um empreendedor ainda novo ou um veterinário que possui poucas habilidades de gestão administrativa e marketing.

E é injusto o mercado cobrar esse tipo de habilidade quando a maioria das faculdades não ensinam nada sobre empreendedorismo, administração e marketing aplicado à veterinária.

No entanto, essa é a realidade e se você realmente quer ter sucesso e atrair clientes para clínica veterinária, você precisa buscar conhecimento e praticar até encontrar formas de aumentar o faturamento da sua empresa.

Neste texto, daremos dicas preciosas e principalmente práticas para você atrair clientes para clínica veterinária. O sucesso da sua clínica veterinária está a poucos passos de distância.

Se tiver qualquer dúvida, deixe o seu comentário no final desta página.

Boa leitura!

8 dicas para atrair clientes para clínica veterinária

Com essa dicas, a sua clínica veterinária se tornará um sucesso!

Para que os clientes entrem pela porta, você precisa dar motivos para que eles façam isso. Todo cliente que você já atendeu foi até você pode um motivo. Seja indicação, credibilidade, posicionamento da sua clínica.

Então, você precisa fazer um plano para dar cada vez mais motivos e razões para que a sua clínica seja escolhida em meio a tantas outras no mercado.

Atrair clientes para clínica veterinária nunca mais será um problema se você ficar atento a essas dicas e claro, praticá-las. O conhecimento sem a prática não tem nenhum valor.

Tenha um bom plano de marketing

Você sabe o que é um plano de marketing? Este é um documento simples que deve detalhar a sua estratégia como empresa no mercado.

No plano, você deve escrever quais são os seus objetivos e como você vai conseguir chegar até eles. A forma mais básica de fazer esse planejamento é descrevendo esses itens abaixo:

  • Como é a sua clínica e como você gostaria que fosse
  • Qual é o posicionamento dela (vencer pelo preço ou qualidade?)
  • Quais os desafios da região em que está
  • Quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo
  • Como é possível atingi-los

Então, de tempos em tempos, revisite esse plano e veja se está indo tudo bem.

Utilize marketing online para clínica veterinária

A internet, hoje, permite que clínicas pequenas compitam com grandes. Então, não deixe de ter um site, Facebook, Instagram e WhatsApp da sua clínica.

Faça vídeos e transmissões ao vivo dando dicas de como cuidar de animais, doenças mais comuns e etc.

O seu público está lá e pode ser quase de graça comunicar-se com ele. O ideal é contar com uma agência de comunicação para isso, mas se não for possível, estude marketing digital para pequenas empresas e descubra como utilizar a internet a seu favor.

Um bom começo é postando diariamente e pedindo para seus clientes compartilharem suas soluções por meio de uma promoção ou estratégia parecida.

Fidelização

Não adianta atrair clientes para veterinária se eles entram por uma porta e saem por outra. Invista na fidelização com programas de fidelidade, brindes e, claro, sempre realizando um bom atendimento.

Para controlar essa saída de clientes, você precisa saber quem eles são, o que consomem com você, a média de vezes que utilizam seus serviços e etc. E para ter esses dados, você precisará de um software de gestão para clínica veterinária ou pet shop.

Depois, estabeleça um contato padrão: caso o cliente não volte em duas semanas, fazer um contato por SMS ou WhatsApp.

Tecnologia na gestão de clínica veterinária

Como dito, um sistema de gestão é fundamental para o seu sucesso. Imagine saber em detalhes tudo o que um cliente já contratou ou consumiu em sua clínica? Ou ainda, poder verificar o histórico de atendimento veterinário de cada animal?

Isso tornará o seu serviço melhor e mais assertivo. E quando você usar esses dados no relacionamento com seu cliente, ele perceberá que o cuidado da sua clínica é maior do que o das concorrentes.

Um bom sistema ainda permite controlar todos os aspectos da loja, economizando o seu tempo e da sua equipe.

Aprenda a fazer análise SWOT

Essa é uma análise básica de administração de empresas. SWOT vem do inglês, Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Para fazer é simples, desenhe uma matriz e separe cada fatia para um atributo.

Então, comece a listar tudo o que vem à sua mente. Se puder, chame os seus colaboradores para ajudar você nessa missão. Quanto mais pontos de vista, mais rica sua análise Swot ficará.

Busque produtividade

Fazer mais com menos é uma ótima forma de atrair clientes para clínica veterinária. Imagine que você precisará inovar e isso leva tempo. Se não houver um aumento de produtividade, será complicado atrair mais clientes.

Inove sempre

A sua clínica precisa ser um ambiente em constante mudança. Então não tenha medo de criar novos serviços e oferecer outros produtos. Uma boa dica é ficar de olho nos concorrentes e pelo menos oferecer tudo o que eles já fazem.

Se não der certo, basta parar de oferecer. O importante é que os seus clientes saibam que sempre terá uma novidade quando visitarem a clínica.

Faça eventos na sua cidade

Ao reunir a comunidade de donos de pets, você poderá impactar todos com a mensagem da sua clínica veterinária. Talvez até pessoas que não conheceriam sua loja de outra forma.

Esses eventos podem ser competições de pet, dicas de adestramento, desfile com premiações e etc.  

Conclusão

Pronto para atrair clientes para clínica veterinária?

Em resumo, o seu negócio precisa ser diferente e melhor do que os outros. Pense bem: existem centenas de clínicas veterinárias na sua cidade.

Responda com honestidade: por que uma pessoa deixaria de ir em uma mais perto dela para ir na sua? Apenas possuir um serviço funcional não é o bastante.

Continue aprendendo sobre marketing digital para o ramo pet neste guia completo.

É preciso ir além e inovar. Mostrar diferenciais que nenhuma outra clínica na sua cidade tem. Hoje em dia, apenas ser o melhor no que faz, garantindo a máxima qualidade em cada detalhe não é o bastante.

Então, capriche na sua gestão e marketing para tornar a sua empresa mais conhecida e reconhecida no mercado.

Gostou desse texto sobre como atrair clientes para clínica veterinária? Deixe o seu comentário logo abaixo com elogios ou sugestões!

Compatilhe: