Chegou a hora de pensar em crescimento para seu pet shop! Preparamos algumas dicas práticas para que você possa investir no aumento do seu negócio de forma planejada e responsável.

É preciso ter em mente que a qualidade do serviço oferecido por veterinários e colaboradores precisa estar alinhada com a estratégia de desenvolvimento da sua empresa. Além disso, é imprescindível que a qualidade do atendimento prestado demonstre credibilidade e confiança a pets e tutores.

1. Planeje-se!

O planejamento é parte essencial da definição de qualquer negócio, seja ele um pet shop ou não. Até mesmo questões como localização, instalações e produtos a serem comercializados merecem boa dose de consideração por parte do empresário.

Se você está pensando em ampliar o seu empreendimento, é importante definir metas de curto, médio e longo prazo. Isso ajuda até mesmo em uma posterior mensuração de resultados. Ter um planejamento estratégico bem delimitado é sempre essencial, ainda mais em épocas de crise.

Garanta que todos os seus colaboradores estejam alinhados com a missão, a visão de futuro e os valores estabelecidos para a sua empresa e foque nos próximos passos para alavancar seu negócio!

2. Invista em ações de marketing

Ações de marketing podem ser uma boa forma de expandir o seu negócio, uma vez que podem ser úteis para a fidelização de clientes antigos e para a conquista de novos. Ações que ajudem a divulgar os seus serviços — e, principalmente, os diferenciais do seu negócio — têm o potencial de diversificar a sua gama de clientes.

A presença nas redes sociais também é uma grande aliada em prol desse objetivo. Cada vez mais, notamos mais marcas com maior frequência em sites de relacionamento. As principais dicas para quem for iniciar nessa área são: estar atento ao que os concorrentes têm feito e investir em conteúdos relevantes. É possível começar aos poucos e aumentar o investimento conforme o retorno for sendo observado.

No nosso blog, é possível conhecer outras formas de usar o marketing na sua clínica veterinária.

3. Priorize a fidelização dos seus clientes

Programas de fidelização do cliente são estratégias valiosas para o desenvolvimento do seu negócio. Oferecer incentivos, descontos ou recompensas para o uso repetitivo de certos serviços é uma forma de garantir o retorno do cliente ao seu estabelecimento e, com isso, até mesmo estreitar o seu relacionamento com ele.

Outra possibilidade de retenção desse cliente pode ser conquistada por meio de pacotes de serviços. Caso você tenha um pet shop e uma clínica veterinária, essa pode ser uma forma de você integrar o consumo, incentivando o cliente a conhecer toda a sua gama de serviços.

Programas de fidelização, podem, ainda, ser utilizados para conquistar novos clientes. Ativações que incentivem a indicação de um amigo e ofereçam algum tipo de desconto ou benefício a ambos podem ser uma forma de angariar novos consumidores para o seu negócio.

4. Busque parceiros

Marcas de medicamento, de ração e de diversos outros itens utilizados e vendidos em seu pet shop podem ser parceiras em divulgação e também em ações promocionais. Além disso, um bom relacionamento com fornecedores é fundamental para o crescimento da sua empresa. O Sebrae aponta que essa parceria é importante por ser benéfica para ambos os envolvidos e que fornecedores precisam ser parceiros de negócio.

Outro tipo de parceria que pode demonstrar inovação e credibilidade ao seu negócio é o relacionamento com influenciadores digitais. É possível realizar ações com pouco ou nenhum investimento por meio das chamadas permutas. Normalmente, você troca um produto ou serviço pela divulgação do seu negócio por alguém com grande visibilidade nas redes sociais.

Estude o seu público e se informe sobre quem são os blogueiros, youtubers ou instagrammers com perfil semelhante e que também poderiam ser seus clientes. Inicie um contato e analise se aquela pessoa, assim como o pet dela, realmente podem vir a ser embaixadores da sua marca. Esse tipo de ação garante alcance: é uma forma de comunicar com mais pessoas sobre a sua marca, sobre um produto ou serviço específico.

5. Ofereça serviços customizados

A procura por serviços personalizados é uma crescente em diversos setores da nossa economia, e também tem ligação direta com a fidelização de clientes. Quanto mais o seu cliente sentir que é tratado com carinho e cuidado, mais ele se sentirá confortável e confiante para voltar ao seu estabelecimento.

Tratando-se de uma clínica veterinária, essa atenção pode facilmente ser voltada ao pet. E existem duas possibilidades para se trabalhar essa personalização. Você pode investir em produtos exclusivos e customizados que sejam oferecidos apenas pela sua marca, sendo assim altamente reconhecíveis. Por outro lado, também é possível oferecer brindes personalizados que demonstrem atenção e zelo com relação ao pet, como uma foto ou imã de geladeira com o nome do animal que podem ser usados para presentear tutores.

6. Não tenha medo de inovar!

Sem dúvida, a inovação e o investimento em tecnologia estão a cada dia deixando de ser um diferencial e se tornando uma necessidade básica para a sobrevivência de pequenas e médias empresas no mercado. Por isso, é importante investir em equipamentos de última geração que poderão acrescentar valor ao seu negócio e aos serviços prestados pela sua clínica. Caso esse investimento não seja possível agora, é válido conferir opções para a terceirização desses serviços.

Lembre-se de que nem sempre a inovação precisa vir por meio de equipamentos de última geração. Seja criativo! Mais do que serviços, proporcione experiências tanto para os tutores como para os animais. Já pensou em fazer um bailinho de carnaval no seu pet shop? E uma feirinha de adoção em um fim de semana ensolarado? Use as redes sociais a seu favor e divulgue essas atividades como forma de se diferenciar da concorrência.

Medidas simples como essas podem ajudar o seu negócio a decolar e se tornar referência dentro do mercado. Lembre-se de investir em cursos profissionalizantes para seus colaboradores, pois o bom atendimento também garantirá crescimento para seu pet shop. Para mais dicas como estas, siga nossos canais no Facebook e no Instagram!

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