Captar clientes é uma parte importante das estratégias da sua clínica veterinária. Afinal, são eles que geram as receitas do seu negócio, sendo necessário para que você tenha lucro real e consiga manter a sua clínica em funcionamento.

Além disso, novos clientes tendem a indicar os seus serviços para outros amigos, fazendo com que cheguem novas pessoas a seu negócio, o que aumenta a sua rentabilidade.

Mas afinal, como conseguir conquistar e manter clientes em clínicas veterinárias? Além da prestação de um bom serviço durante as consultas, você pode tomar uma série de decisões que ajudem você a aumentar a sua clientela, tais como as que vamos mostrar agora.

Invista em um site para a clínica

Hoje em dia, ao procurar um determinado serviço, a maioria das pessoas pesquisa no Google sobre os locais que oferecem esse atendimento nas proximidades, e buscam sites que oferecem mais informações sobre eles.

Por isso, é importante que você tenha um site da clínica, com informações essenciais sobre quais procedimentos são realizados, além de outros dados que permitirão a essas pessoas saber mais sobre ela e se disporem a experimentar os seus serviços.

Além do site você pode aproveitar e investir em outros elementos que ajudarão no marketing digital da sua empresa. Por exemplo, invista em redes sociais, blogs, cadastre-se no Google Places, faça um canal no YouTube, entre outras ações. Elas farão com que novas pessoas conheçam a sua clínica veterinária e busquem os seus serviços quando for necessário.

É possível também fazer um marketing mais direto, com links e anúncios patrocinados direcionados a públicos específicos (por exemplo, moradores da sua cidade que tenham animais de estimação).

Lembre-se de que quem não tem presença online, não é visto e nem lembrado e, com isso, acaba ficando apagado no mercado. Além disso, esses canais também são formas importantes de contato de alguns clientes com a clínica, facilitando a intermediação entre vocês.

Tenha um atendimento único

Para conquistar e manter um cliente, é importante que você tenha um atendimento único. Isso significa que, além de manter os requisitos básicos de um atendimento ao cliente de qualidade, é importante que você personalize a forma como o trata.

Por exemplo, que tal manter em um banco de dados que pacientes da clínica precisarão de retorno posteriormente e ligar para os seus respectivos tutores, perguntando se os pets estão bem e se desejam marcar o retorno? Essa delicadeza em manter contato e se preocupar com o bem-estar dos pets dos clientes é uma ótima forma de conquistá-los. Pense em soluções simples de atendimento e implemente-as em sua clínica.

Além disso, cordialidade e respeito são requisitos básicos para o atendimento, tanto pessoalmente quanto por telefone, redes sociais ou e-mail. É importante que o cliente se sinta bem tratado, principalmente em era de reclamações que viralizam nas redes sociais rapidamente. Lembre-se de que é difícil construir uma reputação impecável, mas cada vez mais se torna fácil quebrá-la, por isso, todo cuidado é pouco.

Invista em automações que permitam maior agilidade no atendimento

O conselho anterior, por exemplo, exige uma automação de dados da clínica que permita esse tipo de ação. Além de aumentar as possibilidades criativas para a captação de novos clientes, as automações das rotinas do seu negócio permitem que você conquiste e mantenha clientes analisando os dados de cada um deles por meio de uma gestão mais eficiente da sua clínica.

Além da melhora no relacionamento com o cliente, esse cuidado com a gestão permite que você olhe para a parte burocrática da sua clínica veterinária de forma mais eficiente, checando detalhes como a gestão de orçamento a fim de melhorar algumas questões da clínica a curto e a longo prazo, como falaremos em seguida.

Sempre melhore os serviços da sua clínica

É importante que você esteja sempre atento a melhorias da sua clínica, buscando sempre evoluir. Isso inclui uma série de pontos, tais como:

  • Melhoria dos equipamentos que serão utilizados na clínica. Quanto melhores e mais atualizados eles forem, mais acertado será o atendimento dos seus pacientes, com diagnósticos mais precisos. Além disso, há uma valorização da percepção do cliente sobre o seu serviço, fazendo com que a imagem da sua clínica esteja atrelada a uma ideia de inovação, dedicação ao bem-estar dos pets, de atualização constante, colocando-a em um bom posicionamento no mercado.
  • Aperfeiçoamento constante dos médicos veterinários da clínica: incentive o treinamento e novos cursos por parte desses profissionais para que possam oferecer tratamentos efetivos e atualizados para os seus pacientes.
  • Amplie a cartela de especialidades atendidas: muitas clínicas contam com poucas especialidades veterinárias (como dermatologia, fisioterapia, diagnóstico por imagem, entre outras) e muitos problemas de saúde dependem desses especialistas. A terceirização de serviços veterinários especializados pode ajudar a sua clínica a se destacar no mercado sem a necessidade de grandes investimentos.

Escute o feedback dos seus clientes

Busque sempre o feedback dos seus clientes para saber quais são os pontos fortes e fracos da sua clínica. Quando ocorrer uma reclamação, sempre procure o requerente e pergunte o que está acontecendo ou busque compreender o que de fato ocorreu e o que pode ser feito sobre o problema.

Quando você tem uma atitude positiva em relação a um feedback negativo, você mostra para seu cliente que está aberto a críticas e disposto a melhorar. Isso demonstra uma atitude madura, empreendedora e séria do negócio, fazendo com que o cliente perceba que você de fato está dando atenção às queixas feitas. Além disso, caso ela seja verificada, é uma forma de você conseguir otimizar seu negócio, corrigindo falhas.

Até mesmo em casos em que a reclamação não proceda, é importante que você mantenha uma postura respeitosa com o cliente e coloque seu ponto claramente, mas sempre depois de ouvir o que ele tem a dizer.

Isso faz com que você esteja sempre se aperfeiçoando e melhorando a forma como seu cliente vê a sua clínica, conquistando-o e conseguindo captar novos clientes posteriormente.

O que achou dessas informações? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para que seus amigos gestores de clínicas também possam ver como podem conquistar e manter clientes em seus negócios? Até a próxima!

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