Pets e seus tutores normalmente desenvolvem vínculos muito fortes, e é comum os bichinhos passarem a ser membros da família. Na maioria das vezes, os tutores até entendem a importância de investir nos cuidados de seus pets, mas, mesmo assim, ainda podem apresentar algumas resistências em relação aos custos. Como oferecer um bom serviço, agregar valor ao seu negócio e garantir o sucesso da sua clínica veterinária?

Traçar metas a curto, médio e longo prazo é a melhor forma de avaliar se os seus esforços surtirão efeito posteriormente. Você não saberá se alcançou o sucesso sem antes definir o que significa sucesso para você e para o seu negócio hoje, amanhã, daqui a 6 meses ou daqui a 5 anos.

Planeje o seu negócio e tenha em mente quais são os seus objetivos. Defina onde você quer chegar, de maneira realista, e trace meios concretos que farão com que você chegue lá.

Para guiar você, elaboramos uma lista com 5 dicas para o sucesso e crescimento do seu empreendimento. Confira!

1. Mantenha-se atualizado

Estudar o seu mercado, conhecer os profissionais e as clínicas de referência na área são formas de acompanhar tendências e até mesmo de se inspirar sobre como conduzir o seu negócio. Em quais marcas você quer se espelhar? Qual concorrente você quer superar? Responda essas perguntas e depois trace metas concretas que poderão levá-lo a alcançar esses objetivos.

Investir em cursos de gestão também pode ser uma boa maneira, em especial se o seu negócio for recente e você não tiver muita experiência na área. É comum que o próprio médico veterinário assuma tarefas de gestão inicialmente, e a principal dica aqui é não deixar de pedir ajuda, caso seja necessário.

Além dos cursos para os gestores, é interessante apostar no desenvolvimento da sua equipe, em especial de atendentes que precisam lidar diretamente com os clientes. Essa abordagem não só garante um bom atendimento ao seu negócio como demonstra à sua equipe que você se importa com ela e prioriza o seu desenvolvimento.

2. Estude seus concorrentes

A principal vantagem de uma boa análise da concorrência é a possibilidade de conseguir se diferenciar. A “competição” não deve estar centrada apenas nos preços: ao conhecer as falhas e os acertos dos concorrentes em termos de serviços, você pode aprimorar esses aspectos internamente.

Outro ponto indispensável no estudo da concorrência é que você precisa ter um grande entendimento sobre a sua própria empresa. Conhecer quais são seus principais gargalos e seus pontos de destaque ajuda a identificar quais insights (ideias) extraídos da concorrência são realmente relevantes para o seu negócio.

Lembre-se de não perder a sua identidade, em especial se o seu negócio ainda for pequeno. A semelhança entre concorrentes no mercado é mais comum do que se imagina, e pensar formas de se diferenciar são sempre bem-vindas, uma vez que sempre atraem a atenção de clientes e potenciais clientes.

3. Invista em comunicação e marketing

Como as pessoas vão conhecer o seu trabalho se você não divulgá-lo? Além de ser conhecida, sua marca precisa ser reconhecida. Não seria incrível se sua marca fosse imediatamente associada a serviços de qualidade e atendimento respeitoso, por exemplo?

A elaboração de uma comunicação concisa e coerente é praticamente um pré-requisito básico para o sucesso da sua clínica veterinária. Entenda que você estará realmente investindo no seu negócio, e que o retorno por esse investimento virá, principalmente, a médio e a longo prazo.

Com o desenvolvimento do marketing digital, é possível criar estratégias que envolvam a comunicação online. Estar presente nas redes sociais e ter uma lista de e-mails atualizada são formas simples de desenvolver a comunicação da sua marca, e não exigem um investimento muito elevado.

Estratégias de marketing serão bastante úteis na elaboração de programas de fidelização, mas é o atendimento que será responsável por colocar isso em prática, de maneira satisfatória ou não.

4. Garanta um atendimento excelente

A excelência no atendimento é um dos fatores mais decisivos na conquista do sucesso da sua clínica. Tanto os médicos veterinários quanto os atendentes da loja, caso você também tenha um pet shop, têm um papel fundamental no desenvolvimento do seu negócio.

É importante desenvolver estratégias para a contratação de uma equipe eficiente e responsável. Antes de mais nada, ao contratar alguém, você precisa se perguntar: essa pessoa realmente gosta de animais? O carinho e o cuidado pelos pets deve ser o primeiro pré-requisito na contratação de qualquer funcionário. Essa relação ficará bastante clara para os clientes, que poderão valorizar os seus serviços caso se sintam confortáveis com a atuação dos seus funcionários.

É importante ter em mente que ouvir o cliente também faz parte de um bom atendimento. Disponibilize mecanismos para recebimento de feedback (retorno) e leve as considerações dos seus clientes realmente a sério. Ser acessível aos seus funcionários também é uma boa forma de incentivar o retorno da equipe interna, além de ajudar a criar um bom ambiente de trabalho.

5. Aposte em inovação

Investir em inovação é mais uma forma de diferenciar o seu negócio dos demais e garantir o sucesso da sua clínica veterinária. Equipamentos de qualidade garantem a segurança dos pets e a tranquilidade dos donos, auxiliando também na fidelização dos seus clientes. Além disso, a aquisição desse tipo de produto pode agregar valor ao serviço prestado, aumentando também a sua margem de lucro.

Ainda assim, ao falar de inovação, não nos referimos apenas a equipamentos modernos e tecnológicos. Está tendo dificuldades com a gestão, com o controle de estoque ou com o fluxo de caixa? Existem ferramentas, algumas até mesmo disponibilizadas gratuitamente, que podem auxiliá-lo.

Não pense em inovação como algo restrito a grandes negócios com possibilidades infinitas de investimentos. Mesmo negócios pequenos podem investir em tecnologia e inovação de acordo com suas capacidades — e também necessidades.

Está pronto para encarar o desafio e colocar em prática essas dicas de sucesso aí na sua clínica veterinária? Nós acreditamos que sim!

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