Você possui uma clínica veterinária que recebe boa quantidade de clientes diariamente, mas ainda acha que seu negócio não está sendo lucrativo? Talvez seja hora de revisar seu planejamento e realizar algumas mudanças que te ajudem a valorizar os serviços da  sua clínica.

A seguir, daremos algumas dicas de como fazer isso, pensando em como aumentar os rendimentos da sua empresa. Confira!

Revise o seu planejamento

Um planejamento bem feito e bem executado é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Sempre que pensamos em melhorar os resultados de uma empresa, temos que analisar muito bem o cenário atual da firma, para conseguir identificar os seus pontos fracos e fortes e entender o que precisa ser mudado.

Nessa fase, é muito importante que você tenha acesso aos relatórios que informam os tipos de atendimentos e procedimentos que mais foram realizados em sua clínica, o tempo de internação dos animais, a porcentagem de lucro, os medicamentos e ferramentas mais utilizados e que mais foram comprados, contas de luz, água, telefone, o salário dos seus colaboradores e suas horas extras, a quantidade de novos clientes por período, os resultados das ações de marketing e todos os outros pontos que envolvem a gestão da sua clínica veterinária.

Com todos esses dados em mãos, você consegue ter uma noção clara dos seus custos e despesas e, a partir daí, pode planejar o que eliminar, sem que haja qualquer prejuízo na qualidade do atendimento e dos serviços prestados pela sua clínica. É importante também que você se atente muito a qual é a sua margem de lucro atual e a quanto quer chegar, de forma realista, dentro de determinado espaço de tempo. Só assim, com metas bem definidas, você conseguirá traçar as estratégias que o ajudarão a chegar ao seu objetivo.

Essa fase de planejamento deve envolver a análise de custos e despesas, e de fatores comportamentais, tanto dos seus colaboradores quanto de seu público. Lembre-se de que pessoas satisfeitas com seu trabalho desempenham muito melhor as suas funções, como o atendimento ao cliente, o que pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa. Portanto, dê atenção especial à sua equipe e sempre ouça o que ela tem a dizer.

Entenda o seu público

Entender bem o seu público é fundamental para que você saiba que tipos de mudança podem ter um impacto positivo em seu negócio e as que não serão tão bem aceitas pelos seus clientes. É nessa hora também que você vai decidir se o público que está atingindo é o que realmente dá a lucratividade necessária para o bom andamento do seu negócio, e caso não seja, você deve revisar suas estratégias de comunicação e marketing.

Tente se lembrar de todas as vezes que seus clientes reclamaram ou elogiaram algo em sua clínica e em seu atendimento, e faça a mesma pergunta aos seus colaboradores. Analise quais serviços tiveram maior procura e quais foram rejeitados por conta do valor ou do tipo de procedimento, e tente entender o motivo de seus clientes terem agido e pensado dessa maneira. Converse também diretamente com eles, faça perguntas e tente entender o seu universo, afinal, você está em busca de oferecer um melhor serviço a eles.

Depois que já tiver bem definido qual é o seu público, suas dúvidas, medos, anseios, comportamentos e, algo extremamente importante, quais são os seus animais de estimação, o que envolve espécie e raça do pet; pense nas melhorias que você pode fazer em sua clínica veterinária para atrair e fidelizar essas pessoas.

Se necessário, aumente os preços

Sabemos que o preço é o item que mais pode tornar uma clínica veterinária competitiva no mercado. Mas pense bem, de nada adianta sua empresa ter preços muito baixos e sofrer com altas taxas de inadimplência, pois dessa maneira ela não consegue se sustentar. Também não é nada saudável para você e sua equipe necessitar de um número muito grande de atendimentos e procedimentos, muitas vezes cirúrgicos, para conseguir manter uma margem de lucro satisfatória.

Pense que seus serviços muitas vezes são desgastantes e possuem uma carga emocional considerável, pois lidam com vidas. Você e sua equipe devem sempre estar bem física e emocionalmente para que possam desempenhar suas funções com precisão – e um grande volume de pacientes pode não ser a melhor maneira de conseguir isso.

Levando isso em consideração e todos os seus custos e despesas, analise se é necessário aumentar os preços praticados em sua clínica. Se sim, faça-o de maneira gradativa para que seus clientes não sintam muito a diferença. Aumente de 10 a 20% do valor, e sempre deixe-o ciente do motivo de esse aumento ser necessário, afinal, existem muitos reajustes de valores de material, aluguel e outros custos e despesas, que infelizmente acabam chegando ao consumidor final, para que o serviço continue sendo prestado com a mesma qualidade. Seja sempre coerente e justo com seus valores e não abuse.

Ofereça mais opções de pagamento

Muitas vezes, os serviços veterinários são algo de urgência e as pessoas podem não estar preparadas para pagá-los, pois seu animal de estimação pode passar mal de repente ou sofrer um acidente. Por isso, é muito importante que uma clínica veterinária ofereça opções de pagamento além do dinheiro, como o parcelamento via cartão de crédito. Consulte as operadoras de cartão de crédito e inclua as taxas cobradas por elas em seu planejamento financeiro. O índice de inadimplência da sua clínica pode diminuir com essa simples ação.

Foque na excelência do atendimento

Um atendimento excelente é o que vai fazer com que seu cliente queira sempre voltar e ainda indique sua clínica aos amigos. Afinal, os serviços de uma clínica veterinária ganham muita força pela indicação de amigos, pois as pessoas tendem a procurar um lugar e profissionais de confiança para cuidar de seus pets. Treine e motive sua equipe para que todos estejam muito bem alinhados e preparados para atender todos os clientes da melhor maneira possível, sempre com muita cordialidade e paciência para explicar sobre os procedimentos e tirar todas as suas dúvidas.

O tratamento com os animais também deve ser impecável, pois é por eles que vocês estão ali. Os animais também sentem quando são bem tratados e seus tutores percebem isso. O bom tratamento só traz ganhos para sua clínica, para o paciente e para os seus clientes.

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário aqui em nosso post contando o que você já fez para valorizar serviços da sua clínica veterinária!

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