Administrar uma empresa, mantê-la e fazê-la crescer, não é uma tarefa fácil. Todas as decisões devem ser muito bem pensadas e planejadas, minimizando as possibilidades de erro e garantindo o bom funcionamento do negócio. Uma tendência bastante forte no mercado, atualmente, é a terceirização de serviços, que visa reduzir os custos da empresa sem comprometer a qualidade do atendimento prestado.

Porém, muitos empreendedores ainda têm dúvidas quanto à segurança e eficiência desse tipo de serviço, principalmente quando falamos daqueles relacionados à manutenção da saúde, seja de pessoas ou de pets. Pensando nisso, preparamos uma lista com as 8 principais vantagens da terceirização de serviços veterinários, que irão te ajudar a entender por que essa é uma boa ferramenta para alcançar o sucesso.

Continue a leitura e confira! 

1. Redução de custos 

Iniciamos a nossa lista com um dos principais fatores que levam um empreendedor a buscar a terceirização de serviços: a necessidade de reduzir custos.

Como pudemos acompanhar nos noticiários, o nosso país enfrenta um dos períodos de recessão econômica mais difíceis de sua história. Em um cenário de crise financeira nacional, onde a empresa está propensa a perder clientes e ter seus ganhos diminuídos, sabemos que toda possibilidade de restringir despesas deve ser considerada com atenção. A terceirização de serviços pode ser uma boa solução, pois elimina a necessidade de investimento em equipamentos tecnológicos, especialização, contratação de funcionários, encargos sociais, encargos sindicais, benefícios e estrutura.

Além disso, a terceirização evita um problema bastante comum em empresas que passam por dificuldades financeiras: a extinção de alguns serviços devido à incapacidade de investimentos. Ao terceirizar, seu empreendimento continua oferecendo atendimento ao consumidor final, só que por meio de uma empresa parceira. Assim, sua marca fideliza os clientes e não perde oportunidades.

Com o corte dessas despesas, e com a garantia de manter os clientes assíduos, o lucro da sua clínica pode ser ampliado, permitindo até mesmo o crescimento do negócio em tempos difíceis.

2. Melhoria do atendimento

Não são apenas os custos que são poupados com a terceirização de serviços. Você também economiza tempo, pois pode compartilhar responsabilidades e delegar tarefas. Com isso, sobra disposição para investir no atendimento e ampliar o relacionamento com o cliente, fazendo contatos, ouvindo suas sugestões, sanando suas dúvidas e levantando informações que são úteis na hora de oferecer novos produtos e serviços.

Ou seja, quando você tem mais tempo disponível, pode otimizar o atendimento da sua clínica veterinária. Um atendimento eficaz fideliza clientes, aumenta o ticket médio de cada visita e maximiza a lucratividade da empresa. Afinal, como sempre dizem no mundo dos negócios, tempo é dinheiro!

3. Melhor aproveitamento do espaço

Equipamentos mais complexos, como uma máquina de ressonância magnética, por exemplo, exigem um espaço e estrutura dos quais sua clínica veterinária talvez não disponha. Nesse caso, terceirizar o serviço de exames pode ser uma boa solução.

Com mais espaço livre, você pode investir em um ambiente acolhedor para os animais e seus tutores, caprichar na sala de espera, expor produtos em prateleiras e ampliar o consultório, por exemplo.

4. Possibilidade de especialização

A partir do momento em que você pode delegar algumas tarefas, dividir responsabilidades e contar com a ajuda de uma empresa comprometida em atender bem os seus clientes, surge a chance de focar em serviços específicos, que estejam no seu campo de interesse e que possam ser o diferencial da sua clínica veterinária.

A chave do sucesso é compreender que, às vezes, é preciso transferir algumas responsabilidades para aprimorar outras competências.

5. Otimização do diagnóstico

Alguns exames veterinários, como ultrassonografia abdominal e pélvica, ecodopplercardiografia, ultrassonografia cervical, eletrocardiografia e ressonância magnética, são fundamentais para o diagnóstico preciso e completo do animal. Se a sua clínica não possui estrutura para realizar esse tipo de serviço, você pode terceirizá-lo.

Além de requerer os exames, também é possível solicitar laudos integrados e evolutivos, o que enriquece ainda mais o diagnóstico do paciente e otimiza o seu acompanhamento clínico.

Todo e qualquer auxílio no diagnóstico é fundamental para levantar as respostas necessárias sobre o real quadro do animal. Dessa forma, é possível direcionar o pet para o melhor tratamento possível e aumentar as suas chances de cura.

6. Qualidade dos serviços

As empresas de terceirização se alinham às necessidades da sua empresa e dos seus clientes, o que tende a melhorar, cada vez mais, a qualidade dos serviços prestados.

Além disso, esse tipo de empresa costuma concentrar seus esforços em especialização e modernização dentro da área em que atuam, garantindo que seus profissionais e sua estrutura estejam sempre atualizados e preparados para as adversidades do dia a dia.

7. Profissionais qualificados e atualizados

Recrutamento, seleção, treinamento e especialização de profissionais são atividades extremamente complexas e caras. Os colaboradores das empresas de terceirização de serviços passam por todos esses processos e são preparados para atender os clientes com excelência, pois têm competências específicas para suas áreas de atuação.

8. Relação ganha-ganha para sua empresa 

A terceirização de serviços de exames veterinários permite que todas as clínicas veterinárias, até mesmo as menores, contem com o que há de melhor e mais moderno em diagnóstico por imagem.

Como sabemos, o investimento neste tipo de tecnologia é bastante alto, assim como a manutenção dos equipamentos e a especialização dos médicos veterinários. Para muitas clínicas, seria inviável, e até mesmo pouco inteligente, manter um centro de diagnósticos completo.

Sendo assim, a terceirização desse tipo de serviço surge como a melhor solução para clínicas e hospitais veterinários, que podem contar com a estrutura e com a expertise de empresas especializadas.

A prática é totalmente segura, e o médico solicitante pode acompanhar todos os processos dos exames. Para garantir mais comodidade para os pacientes, alguns procedimentos podem ser realizados na clínica veterinária do solicitante ou, caso haja necessidade, na casa do paciente.

Agora que você já conhece as principais vantagens da terceirização de serviços veterinários, que tal adotar essa prática na sua clínica? A dica principal é procurar empresas sérias e reconhecidas no mercado. Afinal, essa parceria pode durar muito tempo e gerar bons frutos para ambas as partes!

Quais serviços da sua clínica veterinária você gostaria de terceirizar? Deixe um comentários com sua resposta! A sua opinião é muito importante para nós.

Compatilhe: