A melhor maneira de manter o seu negócio saudável e fazê-lo crescer é trabalhar com o objetivo de evoluir e sempre melhorar. Quando o empreendedor acredita que chegou ao seu melhor nível possível e que não pode mais progredir ou melhorar os seus serviços, ele corre o risco de estagnar-se e ficar para trás em comparação com os seus concorrentes. Se você possui uma clínica veterinária e acredita que precisa melhorar a oferta de seus serviços, fique atento às dicas que vêm a seguir, pois elas são valiosas.

Separamos 5 formas de melhorar os serviços da sua clínica veterinária. Continue a leitura!

1. Foco no bom atendimento

Todo cliente gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Principalmente quando se trata da saúde e do bem-estar de alguém amado. Em clínicas veterinárias, o bom atendimento e a compreensão com o cliente são fundamentais em todos os processos dos serviços prestados.

Quando um pet passa por um problema de saúde, por exemplo, o seu tutor pode ficar fragilizado. Ter sensibilidade e responsabilidade para apoiá-lo nesse momento é essencial para que o melhor serviço seja realizado. Cordialidade, respeito, empatia e educação são qualidades apreciadas por todos.

Outro ponto indispensável é conhecer o seu cliente. Sabemos que inúmeros pacientes passam pela sua clínica todos os dias e lembrar dos detalhes de cada um deles torna-se uma missão impossível. Por isso, sua clínica deve contar com um sistema de CRM, Customer Relationship Management, que nada mais é do que uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Esse sistema pode ser bem simples. Existem algumas empresas no mercado que oferecem softwares especializados em CRM, mas você mesmo pode criá-lo em uma planilha eletrônica comum. A regra básica é registrar todas as informações pertinentes sobre o seu paciente, como nome, endereço, contato dos tutores, informações sobre a saúde do animal, datas das consultas e suas preferências de consumo.

A partir destes dados, será possível conhecer o seu paciente, entrar em contato quando houver novidades e criar promoções segmentadas para cada perfil de público, além de melhorar o atendimento, pois os tutores não precisarão repetir todas as informações a cada nova visita.

2. Terceirização de serviços

Às vezes, nós queremos abraçar o mundo. Mas, nos negócios, essa vontade pode não refletir a atitude mais inteligente. Precisamos compreender que, muitas vezes, é mais vantajoso delegar tarefas e dividir algumas responsabilidades, para que possamos focar naquilo que realmente é o nosso ponto forte.

A terceirização de alguns serviços veterinários pode ser uma excelente solução para as clínicas, pois possibilita a redução de custos e a otimização de tempo e espaço. Com isso, o veterinário pode aplicar o seu tempo e dinheiro no aprimoramento das áreas centrais da empresa, agregando valor aos seus serviços.

Uma das soluções para melhorar os serviços da sua clínica veterinária pode estar na terceirização de serviços de diagnóstico, como exames de ultrassonografia, ecocardiografia e ressonância magnética. Através da contratação de prestadores de serviços especializados, você pode oferecer o que há de melhor e mais moderno em diagnóstico para o seu paciente, sem a necessidade de realizar investimentos exorbitantes em aparelhos e treinamentos.

3. Modernização de processos

Se você tem capital para investimento, considere aplicá-lo em tecnologia. As vantagens de modernizar os processos da sua clínica vão muito além do que você imagina.

Quando você dedica muito tempo a serviços administrativos e burocráticos, perde em qualidade de atendimento. O maior objetivo da modernização de processos é a otimização do tempo para que você possa se concentrar no que realmente importa: seu paciente.

Implementar um software de gestão é uma boa solução para tornar mais simples os processos administrativos da sua clínica veterinária. Organizar e centralizar dados é fundamental para organizar uma empresa, entender melhor o seu funcionamento e traçar estratégias para aprimorar os seus serviços.

4. Diversificação de ofertas na clínica veterinária

Abrir leques de possibilidades para os clientes é uma tendência cada vez mais comum entre comerciantes e prestadores de serviços. Pois oferecer produtos e serviços diversificados é uma excelente maneira de fidelizar o seu cliente e aumentar o ticket médio da empresa (média do valor que cada cliente gasta em uma visita). Atualmente, as pessoas não têm muito tempo disponível, então, encontrar tudo que precisam em um só lugar é algo bastante valorizado.

Busque novidades e as ofereça aos seus clientes. Considere estender a clínica, disponibilizar tratamentos alternativos, como a acupuntura, ou montar um pequeno petshop no seu espaço. Aqui, é importante exercitar sua criatividade!

Por outro lado, é preciso medir esses esforços para não perder a essência inicial do seu negócio. Disponibilize apenas serviços e produtos que estejam relacionados à sua especialidade veterinária.

5. Investimento e treinamento de pessoal

Pode parecer óbvio, mas sempre vale a pena lembrar: se você deseja melhorar os serviços e o atendimento da sua clínica veterinária, o investimento em treinamentos e especializações é imprescindível.

Em um mundo no qual as mudanças ocorrem tão rapidamente, estar atualizado e alinhado ao mercado é crucial para manter-se competitivo. Isso não se aplica apenas ao médico veterinário. Oferecer treinamentos voltados para a área comercial e de atendimento é essencial para extrair o melhor de seus funcionários e promover melhorias em todos os setores da empresa.

Conversas e reuniões com a equipe também são bem-vindas, desde que sejam, de fato, organizadas e produtivas. Antes marcar uma reunião, faça uma pauta com todos os assuntos que devem ser abordados, dê sugestões de melhorias e peça aos seus colaboradores que façam o mesmo. Durante essas conversas, podem surgir boas ideias de aprimoramentos.

Melhorar os serviços da sua clínica veterinária é bom para você, para os seus clientes e para os seus colaboradores. Agora que você já conhece alguns caminhos para tornar isso possível, é hora de colocar a mão na massa e acreditar no seu negócio!

Nós gostaríamos de saber: você adota mais alguma atitude para melhorar os serviços da sua clínica veterinária? Conte para nós na área dos comentários! Suas dicas podem ajudar outras pessoas.

Compatilhe: